César Teixeira Imóveis Imobiliária em Cruz Alta RS
Telefone César Teixeira Imóveis Imobiliária em Cruz Alta RS 55 33227933
Menu

Nova norma de garantia mudará positivamente a relação entre

A Norma de Garantias de Edificações (ABNT/NBR 17170) vem como instrumento para suavizar com simplicidade e transparência, a relação entre incorporadoras, construtoras, projetistas e usuários finais das edificações, evitando conflitos, com base na redução da subjetividade. Este foi um consenso entre os palestrantes de seminário realizado pela Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade, Produtividade e Sustentabilidade (COMAT+S) do Sinduscon-RS, hoje (19/09) com teatro lotado.

O advogado Ricardo de Oliveira Campelo, membro do Conselho Jurídico da CBIC e do Sinduscon-SP, afirmou que a norma de garantias vem com a intenção de promover uma mudança cultural no setor da construção civil, trazendo um direcionamento das responsabilidades e obrigações tanto dos usuários quanto dos responsáveis legais pela edificação, definindo, igualmente, as consequências do não cumprimento das exigências estabelecidas, como perda de garantia por manutenção não executadas no prazo e na forma determinada. Elucida questões ainda muito complicadas para o setor judiciário como por exemplo a histórica polêmica do prazo de garantia de cinco anos para vícios construtivos previsto no código civil. Sob este aspecto destaca-se na NBR 17.170 uma tabela que indica quais são os sistemas que estão ligados à solidez e segurança, trazendo os prazos de garantias contratuais recomendados para os defeitos que não são de solidez e segurança. Campelo destaca a importância da revisão de contratos estabelecidos entre incorporadoras e construtoras; entre incorporadoras e projetistas e incorporadoras e usuários finais. “Uma revisão no sentido de contemplar as mudanças nos manuais e contratos é necessária para reforçar as obrigações de cada parte envolvida, trazendo mais segurança jurídica e clareza na relação entre os responsáveis legais da edificação e os seus clientes”, disse.

A melhoria na relação entre construtores, incorporadores, projetistas e clientes finais (usuários e síndicos), também foi destacada como o maior benefício trazido pela nova norma de garantias na opinião de Marcelo Guaranha, engenheiro eletricista, membro do Grupo de Trabalho Pós-Obra do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP. A regra do jogo ficou mais clara. “Agora, é preciso a promoção de eventos como o de hoje para as novas regras serem propagadas, difundidas”, destaca.

Em 12 de dezembro de 2022 foi publicada a nova norma de garantias de edificações que modifica significativamente as condições e prazos recomendados para garantias de todos os tipos de edificações. A nova norma substitui o que estava previsto no Anexo D da norma ABNT NBR 15575 (norma de desempenho) e amplia a abrangência das garantias contratuais para todos os tipos de edificações.

Sua aplicação foi estabelecida para empreendimentos protocolados em prefeituras a partir de 12 de junho deste ano.

O seminário “A Nova Norma de Garantias de Edificações” conta é uma realização do Sinduscon-RS e conta com o patrocínio da Dienstmann – Engenharia de Manutenção Predial, Edificare Engenharia, INMETA – Gestão Inteligente da Qualidade, com a parceria do Secovi-Rs e com o apoio do Senai.

Fonte: https://sinduscon-rs.com.br/nova-norma-de-garantia-mudara-positivamente-a-relacao-entre-incorporadoras-e-usuarios-finais/

César Teixeira Imóveis Imobiliária em Cruz Alta RS

Onde Estamos

Avenida General Osório, 391 Sala 08   Cruz Alta, RS
© 2015-2024 César Teixeira Imóveis Imobiliária em Cruz Alta RS
Site desenvolvido pela Netface
Atendimento via WhatsApp
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.